top of page

LOCKDOWN!

Como manter seu negócio aberto, mesmo fechado?


Se sua cidade decretou Lockdown como a nossa, você deve estar se perguntado “ E agora, como meu negócio vai sobreviver nestes dias de inércia?”


Essa resposta é simples e já foi respondida há exatamente um ano, quando fomos assolados pela pandemia na primeira vez. E se você ainda não descobriu, talvez esteja atrasado, ou apenas não quer admitir, mas o “admirável mundo novo” de Huxley nunca esteve tão próximo.

Por: Rogério Mattos


Mas vamos ao que nos interessa, aos nossos negócios.


A pergunta retórica do título tem resposta, e ela se chama Redes Sociais. Nunca na história recente da internet o brasileiro esteve tão conectado. O confinamento então, trouxe muita maturidade ao usuário, comprar pela internet agora é a normalidade, pesquisar um serviço, buscar um produto, hoje tudo é com o celular na mão.


Dentro deste contexto te pergunto, como está seu negócio através do digital?

Suas páginas estão prontas para receber seu público? Porque é fácil olharmos o vizinho rachando de vender pela internet e pensarmos, sortudo. Mas já parou para analisar a quanto tempo ele está “esquentando seu público” com conteúdos envolventes, ajudando eles com dicas, divertindo-os com entretenimentos até chegar a hora certa de vender?

Leia essa história rápida:

“Existia um jovem que virou pastor de ovelhas pelo desejo de viajar, uma noite teve um sonho que se repetiu diversas vezes, sonhou com um tesouro em um determinado local. A partir disso, tomou uma decisão, vendeu o pouco que tinha, saiu da zona de conforto e começou a correr atrás do seu sonho.

Nesta viagem em busca do tesouro, encontrou desafios, mas, descobriu lugares incríveis, pessoas maravilhosas, conhecimentos novos a serem aplicados, interagiu com coisas desconhecidas e adaptou-se as situações inusitadas. E ao final, descobre que o tesouro era a jornada em si, as descobertas e a sabedoria adquiridas até ali.”

Seu negócio também é assim, normalmente criamos ele porque gostamos e desejamos algo, meu exemplo, sou apaixonado por publicidade e desejava atual na área, mas as vezes precisamos de um "tesouro" perdido para sairmos da zona de conforto. Para mim, hoje o grande "tesouro" são as redes sociais, abrindo um novo horizonte onde podemos atuar, interagir sem limitação de tempo e espaço, uma caminho novo a ser explorado, e se precisamos viajar nela o quanto antes, isso porque é a jornada que conta e se paramos, além de ficar para trás, corremos o risco de sermos "atropelados".


Então não tenha medo do novo, mudar é necessário para sua jornada de sucesso e se você não gosta da internet, muito menos de redes sociais, você deve estudar sobre ela, acredite, seu negócio vai precisar deste conhecimento. Adaptar-se a essa nova realidade, às novas “personas” que consomem seu produto ou serviço é fundamental.

Espero que este Lockdown traga alívio a essa terrível pandemia em que vivemos, mas, que também abra nossos olhos para essa oportunidade dos nossos negócios nunca mais fecharem.


Se gostou do texto, pode curtir. Nós agradecemos, afinal, somos um negócio passando pelos mesmos “perrengues” que o seu.



  1. Obs. Dicas de leituras sobre as analogias: “O Alquimista” de Paulo Coelho (leitura leve) e Admirável Mundo Novo por Aldous Huxley (leitura moderada)

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page